terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

AS GRANDES DESCOBERTAS E AS LEIS


          Parece que o povo está se descobrindo e na medida que isso vai acontecendo vão surgindo as leis. Descobriu-se que existem tantos ladrões, safados, corruptos, bandidos e até traficantes se candidatando a cargos políticos e, pasmem, conseguindo se eleger, que foi criada a lei da ficha limpa. Depois de muito tempo a sociedade deu-se conta que o homem possuia poderes quase divinos sobre a mulher e que permitia que praticasse ações covardes contra elas, maltratando, violentando, estuprando e matando, até que uma dessas vítimas foi a luta e obrigou a sociedade criar a lei Maria da Penha.
       Descobriu-se também que falta  educação e cuidado com relação aos idosos, mulheres grávidas e deficientes físicos era tanta que foi preciso criar uma lei que lhes desse atendimento prioritário. Uma das grandes descobertas do século  foi que, pais e mães, amparados pela justificativa de bem "educar" seus filhos, abusam do "direito" de aplicar palmadas, beliscões, puxões de orelhas e de cabelos, abusam do "direito" de aplicar chineladas e cintadas, fazendo  surgir a lei da palmada.
     Outra grande descoberta foi que era preciso restringir o até então sagrado direito do fumante de tragar seus fedorentos cigarros e puxar a fumaça igualmente fedorenta de charutos e cachimbos. Os não fumantes foram historicamente e simplesmente tão ignorados que foi criada finalmente a lei anti fumo.  Não foi preciso muita pesquisa para se descobrir que a mortandade no trânsito é causada por irresponsáveis bêbados que usam carros como se fossem armas mortíferas que fez surgir a nova lei do trânsito e a lei seca.
      Após séculos e bem depois do descobrimento do Brasil a relação entre brancos e negros começou a ser discutida e expôs a ferida social da  segregração da raça negra e afro descendentes. Como já entramos no século vinte e um, no terceiro milênio e grande parte da população ainda não entende que por baixo da pele é tudo ser humano foi criada a lei contra o racismo. E olha que falta muita coisa ainda a se descobrir...
    Voltando à lei da ficha limpa, válida já para essa eleição, não posso deixar de lembrar do velho e bom Rui Barbosa, o mestre, feliz, deve estar se mexendo no túmulo para, finalmente, descansar mais confortavelmente. Foi dele o texto famoso que diz: "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto". E disse tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário